quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A REDAÇÃO NO ENEM I

• A redação é parte integrante da prova do Enem, por isso é importante não deixar de fazê-la. Além de avaliar sua competência de leitura e escrita, os participantes estarão garantindo um melhor resultado no exame.

• A competência de leitura será avaliada por meio da correta compreensão da proposta. Como se sabe, a proposta de redação do Enem não se resume ao tema. Há um conjunto de pequenos textos, verbais e não-verbais, que constitui um contexto no qual está inserido o tema. Deixar de ler ou mesmo ler de forma errada ou desatenta os textos pode levar o participante a desenvolver um tema diferente do que foi proposto, o que implicará a desconsideração de seu texto.

• A redação deverá ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir da proposta de um tema de ordem social, científica, cultural ou política. A dissertação está relacionada com a defesa de um ponto de vista, de uma opinião e, para isso, é preciso saber argumentar.

• A redação que não atender à proposta solicitada, no que diz respeito ao tema e tipologia textual, será desconsiderada. A Folha de Redação sem texto escrito e redação com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, será considerada em branco.

• A Folha de Redação com texto fora do espaço delimitado, impropérios, desenhos, outras formas propositais de anulação e/ou rasuras será considerada anulada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário