domingo, 14 de março de 2010

Gêneros Textuais

Gêneros textuais são diretamente ligados às práticas sociais. Alguns exemplos de gêneros textuais são carta, bilhete, aula, conferência, e-mail, artigos, entrevistas, discurso etc. Assim, um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas e assim por diante. Gênero de texto refere-se às diferentes formas de expressão textual.

Não importa qual o gênero, todo texto pode ser analisado sob três características: O ASSUNTO: o que pode ser dito através daquele gênero; O ESTILO: as palavras, expressões, frases selecionadas e o modo de organizá-las; O FORMATO: a estrutura em que cada agrupamento textual é apresentado.

Elementos Estruturais do Texto:
Três são os elementos indispensáveis a qualquer tipo de texto:
Estrutura: unidade, organicidade e forma.
Conteúdo: coerência e clareza
A expressão – domínio da estrutura da língua e do léxico, lembrando que a linguagem sempre varia de acordo com a situação, assumindo FUNÇOES que levem em consideração o que se quer transmitir e que efeitos se espera obter com o que se transmite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário