Texto é uma seqüência verbal (palavras), oral ou escrita, que forma um todo que tem sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situação. O texto pode ter uma extensão variável: uma palavra, uma frase ou um conjunto maior de enunciados, mas ele obrigatoriamente necessita de um contexto significativo para existir. Seu nível de linguagem pode ser formal, coloquial, informal, técnico. O texto não se limita à linguagem verbal (palavras) O texto pode ter várias dimensões, como o texto cinematográfico, o teatral, o coreográfico (dança e música), o pictórico (pintura), etc.
Textualidade é um conjunto de características que fazem com que um texto seja considerado como tal, e não como um amontoado de palavras e frases. Dois blocos de sete fatores são os responsáveis pela textualidade de qualquer discurso: Fatores semântico/formal (coerência e coesão); Fatores pragmáticos (intencionalidade, aceitabilidade, situcionabilidade, informatividade e intertextualidade).
Tipos textuais referem-se à estrutura composicional do texto. Hoje, admite-se cinco tipos textuais: narração,descrição, argumentação, exposição e conversação.
1- Narrativa: caracteriza-se por uma seqüência de ações interligadas, serie de acontecimentos encadeados que progidem para um fim. Uma seqüência narrativa é sempre formada por uma situação inicial, uma complicação e um desfecho.
2- Descrição : é a caracterização de uma cena, um estado, um momento vivido ou imaginado. Vale considerar que uma descrição é preenchida com as características e propriedades do que se está descrevendo. O descritor escolhe palavras de acordo com o efeito visado.
3- Argumentação: se apóia nas formas de raciocínio . Essas formas são a dedução e a indução, partindo-se sempre do conhecido para o desconhecido. Um discurso argumentativo visa sempre a intervir diretamente sobre as opiniões, atitudes ou comportamentos de um interlocutor ou de um auditório.
4- Exposição: o objetivo do texto é primar pela explicação, é levar ao leitor um conhecimento a respeito de um determinado tema. São textos em que predominam a explicação: livros didáticos, maunuais de instrução...
5- Conversação: caracteriza-se por uma sucessão de turnos verbais, apresentada de forma coordenada.